Ah, o humor...
Hoje, antes de dormir, resolvi pegar pequenos pedaços de mim espalhados pelo quarto e comparar.
Tranqülidade
Vi eu mesmo acordando, inocente e ainda respondendo algumas perguntas do sonho, tropeçando nos móveis, reorganizando as idéias e indo meio grogue tomar banho.
Banho tomado, roupa limpa, cheiro de café, mais um dia começa... Tranquilidade absoluta, me sinto neutro como uma folha em branco, esperando os primeiros esboços do complicado desenho que vou representar hoje. Dou comida pra gata e venho pro PC organizar as tarefas do dia.
Esperança
Abro os programas de trabalho e inicio a saga: preciso entregar 4 sites em menos de 1 mês... seria 1 site por semana, porém ainda não tenho total domínio das ferramentas pra fazer tudo tão rápido. Mas ok, encho o peito de coragem e "capitão Nascimentismo", metendo o pé na porta, fazendo tudo do melhor jeito possível. Todo mundo sabe que o "melhor" e o "mais rápido" não combinam se você não estiver falando de esporte...
Menos neutro, mas ainda feliz, começo os trabalhos.
Incapacidade, raiva
Durante a tarde, acontecem algumas coisas ruins, pressão daqui e dali para que esses sites sejam feitos duas vezes mais rápido. Exigência também pra que eu aprenda a lidar com novas ferramentas, ainda antes de começar os sites.
Nessa hora eu senti raiva.... o melhor q vc pode nunca ta bom? poxa.... mesmo q vc esteja fazendo o impossível, mas ok... esse era o calor do momento, fiquei brabo mesmo, azar.
Serenidade
Depois veio a calmaria, já eram 18:00 e as pessoas não estavam no MSN, no orkut, no twitter, no telefone, na tv, na janela e nem na minha cabeça.... eu sentei e fui fazer algumas alterações em sites q já passaram, mas precisavam de retoques.... coloquei uma música e me senti em um lugar ótimo, como se eu tivesse todo o tempo do mundo para realizar qualquer trabalho que eu quizesse.
Incômodo
Nisso chegam alguns amigos meus... conversamos um pouco, me sinto feliz por estarem ali, e nessa hora geralmente eu dou uma pausa para "descanso" mesmo... mas ao mesmo tempo me sinto mal, pois "poderia estar trabalhando".
Arrependimento
Depois volto a trabalhar, mas a cabeça já não está funcionando mais, pois perdi muito tempo "me divertindo".
Agora vejo que isso está errado, eu deveria mesmo ter me divertido sem culpa e depois voltado e trabalhado normalmente... o descanso foi merecido e eu preciso seguir o ritmo que eu consigo seguir... nem forçar nem enfraquecer... Mas ok... o texto não é sobre isso...
Depressão e Empatia
Fechei os programas e minha namorada me ligou.... me falou algumas coisas que estão acontecendo com ela e eu me senti muito... mas muito triste por ela.... Não sei se é porque eu já passei pelo q ela está passando, ou se é porque ela me pegou em um mal momento.... mas eu fui arremessado pra baixo depois de desligar o telefone...
Contemplação
Agora estou escrevendo sobre isso tudo.... estou vendo como mudamos de humor milhares de vezes em um único dia... mudamos a forma de pensar e de agir. Somos 10001 pessoas diferentes, e qualquer uma delas pode controlar você a qualquer momento! Algumas delas não sabem conduzir uma relação, outras não sabem o que fazer com a faca e o queijo na mão... E todas essas faces são suas.... suas burrices, seus brilhantismos, sua mesquinhez, inveja, orgulho, amor, alegria, loucura, coragem... Eu procuro exercitar isso... penso como eu lidaria com uma determinada situação em determinado estado de humor.... tente você também, é divertido!
Eu poderia muito bem ter começado o dia com raiva discutido com meus pais, entrado em contato com os clientes deprimido, trabalhar incomodado, me divertir com esperança e falado com minha namorada arrependido. Mude seu humor, mude seu dia. Mesmo que forçadamente, com o tempo você "mergulha" no humor que escolheu.
Wiki:
O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.
A palavra humor surgiu na medicina humoral dos antigos Gregos. Naqueles tempos, o termo humor representava qualquer um dos quatro fluidos corporais (ou humores) que se considerava serem responsáveis por regular a saúde física e emocional humana.
O humor é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades num sentido amplo, sendo elemento vital da condição humana. O homem é o único animal que ri, e através dos tempos a maneira humana de sorrir modifica-se acompanhando os costumes e correntes de pensamento.
Em cada época da história humana a forma de pensar cria e derruba paradigmas, e o humor acompanha essa tendência sócio-cultural. Expressões culturais do humor podem representar retratos fiéis de uma época, como é o caso, por exemplo, das comédias gregas de Plauto e das comédias de costumes do brasileiro Martins Pena.
Ps.: Sobre o último post, qria agradecer às pessoas que colaboraram, os filmes que eu ainda não vi eu vou assistir e depois coloco na lista se me fizerem tão bem quanto aqueles que já estão ali. Muito obrigado :)


Nenhum comentário:
Postar um comentário